Os cientistas e a indústria desenvolveram o primeiro robô autônomo do mundo a ser fixado diretamente nas atuais máquinas de sistemas de alimentação das fazendas de vison.
A Universidade de Aarhus tem uma longa tradição de cooperação com a indústria – particularmente dentro dos setores alimentício e agrícola. Um exemplo disso é o desenvolvimento do robô alimentador de vison FIX-Robo.
Em nome da empresa privada Minkpapir A/S, a empresa Conpleks Innovation aproximou-se da Universidade de Aarhus e da Universidade do Sul da Dinamarca a fim de receber a ajuda e o conhecimento necessários para desenvolver o primeiro robô autônomo do mundo a ser fixado diretamente nas atuais máquinas de alimentação.
O robô navega pela fazenda de martas e coloca a alimentação de martas em cima das gaiolas individuais, assumindo assim a maior parte da tarefa monótona de alimentação que geralmente é realizada pelos produtores de martas ou seus funcionários.
A Conpleks Innovation trabalha principalmente com o desenvolvimento de robôs móveis. Vários doutorandos e pós-doutorandos do Departamento de Engenharia têm sido afiliados à empresa.
Os pesquisadores têm ajudado a desenvolver as peças de navegação, direção e localização. As fazendas Mink não são idênticas, e isto significa que o robô deve ser ajustado às condições locais. Além disso, tem sido um grande desafio fazer com que o robô compense todos os movimentos das máquinas de sistemas de alimentação existentes.
– Ao dirigir uma máquina de alimentação, o condutor é capaz de compensar, por exemplo, a folga – mas no caso de um robô totalmente automático, isto requer um grande ajuste.
Do ponto de vista de um engenheiro, esta tem sido uma experiência interessante, diz o assistente de pesquisa Morten Stigaard Laursen, Departamento de Engenharia, Universidade de Aarhus.
O diretor administrativo da Conpleks Innovation, Tom Simonsen, está muito satisfeito com a colaboração com os cientistas:
– Ao estabelecer nossa empresa cinco anos atrás, reconhecemos que se quiséssemos ser um ator sério no mercado, teríamos que estar perto dos cientistas e de um ambiente universitário.
Os pesquisadores têm os conhecimentos mais recentes, e nós somos muito fortes dentro do desenvolvimento. Quando colaboramos, podemos converter a pesquisa em produtos reais para o benefício da indústria, diz Tom Simonsen.
Conpleks Innovation e Minkpapir A/S esperam ser capazes de colocar o robô de sistemas de alimentação de marta em produção num futuro muito próximo.
Aumente a qualidade e a flexibilidade em seu processo de fabricação
Anteriormente o objetivo da automação era aumentar a produtividade (já que os sistemas automatizados podem trabalhar 24 horas por dia), e reduzir o custo associado aos operadores humanos (isto é, salários e benefícios).
Entretanto, hoje, o foco da automação mudou para aumentar a qualidade e a flexibilidade em um processo de fabricação. Na indústria automobilística, a instalação de pistões no motor costumava ser feita manualmente com uma taxa de erro de 1-1,5%. Atualmente, esta tarefa é realizada utilizando máquinas automatizadas com uma taxa de erro de 0,00001%.
Vantagens da Automação Industrial
Custo operacional mais baixo: a automação industrial elimina os custos com saúde e férias pagas e férias associadas a um operador humano. Além disso, a automação industrial não requer outros benefícios aos funcionários, tais como bônus, cobertura de pensão, etc.
Acima de tudo, embora esteja associada a um alto custo inicial, ela economiza os salários mensais dos trabalhadores, o que leva a uma substancial economia de custos para a empresa.
O custo de manutenção associado às máquinas utilizadas para automação industrial é menor porque muitas vezes não falha. Se falhar, somente engenheiros de computação e manutenção são necessários para repará-lo.